Vim aqui contar pra vocês um lado de Paris que eu ainda não conhecia ...
Bem embaixo das ruas, avenidas e metros parisienses existe uma vasta rede de túneis subterrâneos e cavernas que se estendem por quase 800km.... Tem noção disso ? é tipo a distância entre São Paulo e Espírito Santo ou seja, um labirinto gigantesco!
Há centenas de anos atrás eram minas e pedreiras. No entanto, com o crescimento da cidade tornou-se impossível continuar realizando a extração, pois o solo se romperia e levaria a cidade abaixo.
Por volta de 1786 os cemitérios de Paris transbordavam gerações de mortos e a prefeitura decidiu colocar os ossos aonde? Voilà, no labirinto subterrâneo abandonado....por isso eles são chamados de catacumbas. Estima-se que existem por volta de 6 milhões de pessoas enterradas lá.
Hoje em dia, as catacumbas são exploradas por pequenos grupos de aventureiros urbanos, os chamados "cataphiles". Eles descem ilegalmente dentro dos túneis para explorar, escavar, desvendar os labirintos e também para fazer festas e grafitar nas paredes.
A forma de entrar é através de sistemas de esgoto da cidade, túneis de metro e passagens secretas, tudo isso obviamente sem o consentimento da polícia francesa, que tenta ao longo de anos e sem sucesso fechar as passagens, mas os cataphiles sempre acham outras.
Para quem tiver curiosidade existem as catacumbas turísticas, mas essas são totalmente diferente das que eu estive.... As turísticas são organizadas, tem guia, iluminação, site, você anda em pé o tempo todo, tem acesso para ver as ossadas humanas numeradas ...tudo muito bonitinho...
Já as que eu estive.....
Têm gente que tenta por anos obter acesso às catacumbas, pois mesmo para a maioria dos parisienses é difícil se conectar com um grupo que esteja disposto a levá-los para dentro dos túneis. Nem pensando dá pra ir com alguém que não seja experiente, até os experientes com mapas, bússola e etc, às vezes se perdem.
Existem milhares de histórias de gente que foi se aventurar e foi encontrado morto depois por que não conseguia achar a saída.
Bem.... além do desafio de se perder e depois conseguir achar a saída de novo, existem os outros obstáculos. Conseguir se locomover dentro dos túneis, que são completamente escuros, é um deles . Existem túneis que estão cheios de água até o joelho e outros que tem no máximo 1m² , por isso temos que ir se rastejando. Mas os piores, são aqueles que o teto é muito muito baixo, então é preciso andar agachado. Tenta andar assim por 15 minutos e vê a dor que você sente!
Explorar as catacumbas é um esporte de aventura =)
A nossa começou assim...eu estava entediada sexta a tarde e a Ieva chegou em casa falando que tinha um amigo, de um amigo de um amigo que estava organizando uma ida às catacumbas naquela noite. Entramos em contato com o menino e perguntamos se poderíamos nos juntar ao grupo.
Ele disse que tudo bem, para irmos preparadas com lanterna, botas de borracha, água, lanche e disposição. Achamos primeiramente que iríamos nas catacumbas turísticas, mas depois que ele passou os detalhes que começamos a perceber que seria algo diferente.
Encontramos com ele numa estação de metro no sul de Paris e logo outras pessoas começaram a chegar com as botas de borracha. éramos um grupo de 10 pessoas. Ele perguntou se tinha alguém que era a primeira vez e se nós tínhamos cópias dos nossos documentos para o caso de todos serem presos, daí não precisaríamos passar a noite toda na cadeia.
Ele disse que tudo bem, para irmos preparadas com lanterna, botas de borracha, água, lanche e disposição. Achamos primeiramente que iríamos nas catacumbas turísticas, mas depois que ele passou os detalhes que começamos a perceber que seria algo diferente.
Encontramos com ele numa estação de metro no sul de Paris e logo outras pessoas começaram a chegar com as botas de borracha. éramos um grupo de 10 pessoas. Ele perguntou se tinha alguém que era a primeira vez e se nós tínhamos cópias dos nossos documentos para o caso de todos serem presos, daí não precisaríamos passar a noite toda na cadeia.
Caminhamos por uma rua e aí ele parou num muro perto de uma ponte e disse "é aqui"....
Aí todo mundo teve que pular o muro.... Do outro lado, descemos uma escadaria que dava para um trilho de trem abandonado, então fomos caminhando seguindo os trilhos e entramos embaixo da ponte... Caminhamos por mais uns 10 minutos na escuridão e novamente o menino viu um buraco no chão e disse "é aqui".... Ele deu as instruções e então entramos pelo pequeno buraco ....escuridão total, apenas nossas lanterninhas =) Também logo de cara já mudou a temperatura, lá fora com neve e fazendo -9ºC e lá em baixo quente.
Daí fomos andando por vários túneis, o primeiro que entramos que tinha água fiquei pensando, putz água de esgoto! Mas na verdade não é esgoto, a água é quase transparente, não tem cheiro nenhum e não têm bichos lá em baixo por que não têm comida. A bota de borracha não adiantou para nada porque em diversos momentos a água vinha até o joelho. De repente víamos umas luzinhas vindo láaaa do final do túnel e eram outros cataphiles...encontramos vários grupos lá em baixo, têm uma partes do labirinto que são tipo umas galerias, cheias de grafites e as pessoas vão lá para ficar bebendo e fazendo arte. Em alguns trechos, nas paredes, estão gravados os nomes das ruas que estamos passando pelo subsolo, o que ajuda a se localizar.
Ficamos por umas 3hs lá em baixo, numa das grandes galerias tinha uma "mesa" montada com pedras e foi onde sentamos para fazer nosso jantar =) Os caras vão preparados mesmo, tinha até queijo, vinho, cerveja... e a regra de não deixar lixo lá em baixo. Eu já estava muito cansada, rastejar, agachar, ahh esqueci de mencionar, teve um túnel que não rola pôr o pé no chão então você tinha que ir andando tipo assim: Rss
No final da nossa aventura, achamos uma festa....com música e tudo mais rssss o díficil foi sair das catacumbas e voltar à superfície com as roupas molhadas. Não preciso nem dizer que minha calça virou uma camada de gelo!! friooooooo
Agora deixo vocês com fotos e uns vídeos toscos:
bjossss no coração s2
bjossss no coração s2
mapa:
nossa! que irado! quero ir tbm!
ResponderExcluircurti alguns desenhos, mas nao é muito apertadinho? rs bjs
ResponderExcluirahhahaha é meio tenso.... quem for claustrofobico nao pode ir .....
ResponderExcluirimpressao minha ou vc mudou o seu background pra um copo de cerveja? hahahahaha
ResponderExcluirhahhahah sempre foi um copo de cerveja! =)
ResponderExcluir