segunda-feira, 30 de janeiro de 2012

13 DIAS NA LETONIA

sveiki!!!!! Kā jums klājas? 

Ha- ha essa é difícil hein?

Nunca escutei tanto letão na minha vida quanto nessa virada de ano! Fiquei 13 dias na Letônia, na casa de uma família de letões!

Pra variar eu demorei pra escrever né…. Mas eu sempre volto!

Bom, pra começar, explico por que fui pra lá. Porque a menina que mora comigo aqui em Paris é letã, e ela me convidou para passar o natal com a família dela.

A gente se encontrou em Bergamo, na Itália, onde eu estava, e pegamos o vôo juntas. Ela mora na capital, que se chama Riga.

Aaah todo mundo me pergunta. Aonde fica a Letônia, putz...

Fica ali perto da Lituânia, da Estônia e da Rússia, aonde faz um frio do cão. Rss então segue um mapa da Europa pra vocês saberem direitinho aonde fica:


A pequena Letônia, têm por volta de 2 milhões de habitantes no país todo. Mas o lugar é cheio de história. 
Foi ocupado desde desde 8.000 a.c, já foi a rota dos vikings para chegar em outros países, já foi dominado por alemães, russos, suecos…

Mas o fato mais recente em sua história é que é um dos países que fazia parte da União Soviética. Vou explicar um pouco por que sem entender a história, fica difícil entender o modo de pensar deles.

Lembra quando a gente estudou na escola a Guerra Fria? Que o mundo se dividiu em dois, capitalismo e socialismo? Um bloco liderado pelos Estados Unidos e o outro pela União Soviética? Nunca pensei que eu estaria num lugar assim… rsss


Então, começou na Rússia....
Um grupo de revolucionários insatisfeitos com o governo, os Bolcheviques, derrubaram o governo do czar Nicolau II em 1917, fazendo a Revolução Russa.

Lenin liderava esse partido dos Bolcheviques. Eles tinham como ideologia o comunismo e por isso criaram a União das Repúblicas Socialistas Soviéticas (URSS) que além da Rússia, englobava mais 15 países: Ucrânia, Bielorússia, Transcaucásia, Estônia, Lituânia, Moldávia, Georgia, Armênia, Azerbaijão, Cazaquistão, Uzbequistão, Turcomenistão, Quirguizão, Tadjiquistão e Letônia!

Eles formaram o maior Estado do mundo, que só foi terminar em 1991. (vou por no final do post um vídeo que eu achei do plantão da Globo na época rsss)


Por essa razão, pelo menos 27% da população da Letônia é constituída por russos, e pelo menos metade da população fala além de letão, russo.

Não pensem que eles gostam disso não. Após minha convivência pude constatar que rola um preconceito russos x letões, eles estão sempre se cutucando! Sempre!!!

Teve um dia que a gente tava procurando uma balada aberta, eu vi uma que parecia super animada e falei “vamos ali” , a Ieva me disse:  “Nãooo Jac, ali é balada de russo!” 
Ok né… eu nem queria … rss nunca confiei muito em russo mesmo …. Rss Quando você apronta alguma "cagada" ...coisa de russo..... viu alguma bagunça, coisa errada? russos.... 

E não por que eu fazia muita cagada, mas muita gente lá, a princípio achava que eu era russa… rss por que tá na cara que eu não sou letã (branquelas de olhos azuis). 

Várias vezes já chegavam falando comigo em russo, e quando eu dizia, não não, eu sou brasileira…. Aí vinha a cara de espanto : “Brasileiraaaaa?”,  “O que você tá fazendo aqui?”, “Você é a primeira brasileira que eu conheço….”

Achei legal ser a primeira brasileira que uma galera conheceu =) Eu me sentia A exotica! Ahahaha E todos me trataram tão bem…. Eles são muito legais, muito receptivos e muitos locos! Têm que ver como eles dançam nas baladas....

A Ieva despirocou quando se juntou com a galera lá, me fez ver que estou morando com um diabinho, olha o resultado dela no primeiro dia:


A gente saiu todos os dias de balada, com os amigos e os primos dela. Como eu não sabia pronunciar bem o nome de todos acabava chamando como eu entendia, tipo os primos dela, que pra mim eram  a Lelda e o Valdo.

Claro que eu conversava com todo mundo em inglês. 
Quando eles começavam a conversar entre si, parecia que um botão automático se ligava na minha cabeça e eu entrava num modo "bolha comigo mesma". Por que por mais que eu tentasse entender a conversa, nunca conseguiria, então ficava imersa nos meus pensamentos e voltava… é muito esquisito você passar muito tempo no meio de uma conversa que você não têm idéia do que se trata.

Ahhh as baladas....







As baladas em Riga são muito legais! E estão praticamente todas concentradas na parte da cidade que se chama velha Riga. Essa parte da cidade é considerada pela Unesco Patrimônio Histórico da Humanidade. 
A arquitetura dos prédios em estilo ArtNouveau  misturado com algumas construções da idade Média dão um charme especial. Eu adorava sair lá todos os dias! Caminhar a noite pela velha Riga, de balada em balada… era muito legal! Para quem for lá recomendo que vá no Shot Café, na Pulkevdis, e tomar uns drinks numa outra que chama Spot. 



















Parque Bastejkalns - que fica na velha Riga com umas esculturas de gelo


   Esculturas de gelo a noite:














Têm mais um monte de baladas frequentadas por turistas, mas eu gosto de estar com os "locais". 
Viagem sempre é bom, mas nossa conexão com o lugar varia de acordo com as circunstâncias. 
Se a gente está hospedado em hotel não entra tanto em contato com a cultura tanto quanto se estamos no meio deles. Escutar o tempo todo a língua, comer comida típica, festas de família, músicas preferidas…. Enfim….

Sobre a comida: eu gostei bastante, mas eu não tenho dificuldade de me adaptar com comida. Uma das coisas que achei mais curiosas e que eu adorei foi comer salmão no café da manhã, e outros peixes também. A gente comia, cru, tipo um sashimi, com pão … rss eu curti. 
Sabe o que eles comem também? Salada de batata, igual a nossa mesmo… batata cozida, cenoura, ervilha , maionese e etc…. Depois que eu lembrei que essa salada chama salada russa… aí entendi por que tão distantes mas comendo a mesma coisa….. dãr….

No natal nós comemos lombo assado, salada, salmão, batatas, abóbora, beterraba, repolho e picles … Ah é, eles comem muito picles! 






Eeee outra coisa que não podia deixar de mencionar por que é um fato… Eles comem mexirica o tempo todo! Eles não têm muita variedade de frutas, … alias reparei nisso em toda europa. Eles têm as frutas básicas, mas não sabem nem em sonho o que é uma jaboticaba, um caju, uma acerola, um açai….. Suco de frutas aqui natural? Hahaha esquece ….vai achar no máximo um suco de laranja e mesmo assim vai custar 4 euros no mínimo.

Devido ao fato de eles comerem muita mexirica, repolho e etc… a galera peida! Táaaa, todo mundo peida…. Mas lá a galera dá uma peidada na balada! Sério….senti várias vezes o cheiro desagradável….. Na Irlanda também peidavam na balada, mas acho que era por que bebem cerveja preta o tempo todo. Desculpa compartilhar isso, mas estou aqui para dizer a verdade. E quando alguém peida na balada continua todo mundo com aquela cara mais normal do mundo como se não tivessem sentindo. É preciso aprender essa arte de abstrair o pum alheio!

Quanto à bebida típica, se chama Balzams. Está para a Letônia assim como a cachaça está para o Brasil. É um licor feito com 24 diferentes tipos de plantas, flores, brotos e raizes deixados num barril de carvalho. Têm uma cor escura e o gosto é uma delícia! Uma doçura incrível. Além disso, a gente tomava uma outra birita chamada Hectors que eu não tenho a menor idéia do que seja, mas era barato e deixava todos bêbados.





Outra coisa estranha é que na TV de lá eles não fazem dublagem normal. Eles gravam as vozem dubladas em cima das vozes originais. Então você fica escutando uma voz em cima da outra ao mesmo tempo... deve ser economia de dinheiro, dá muito menos trabalho do que fazer bonitinho o audio do filme dublado de novo, mas não né…. E eles ainda acham que é o melhor jeito….eu não sabia no que prestar atenção com tantas vozes juntas.

Ahhh mas o mais diferente da minha viagem ainda está por vir. 
Um dia a mãe da Ieva (que é a pessoa mais fofa do mundo =) me convidou para ir com elas na tradicional sauna letã. Todo mundo vai na tal sauna desde novinhos. Elas me disseram que é ótima para purificar o corpo, espantar más energias e também relaxar o músculos.

Claro que fiquei super animada e adoro conhecer coisas novas. 
Quando cheguei lá, tinham dois senhores idosos, muito fortes e presentes. Eu estava enrolada numa toalhinha dentro da sauna e ele me mandou deitar. Eu pensei, “deitar aonde?” por que só tinha um espaço minúsculo e a Ieva já estava deitada lá. Ele falou que era ali mesmo. Dei uma empurrada básica na Ieva para caber lá e deitei do lado dela espremida. Nisso, o distinto senhor pegou um chumaço de plantas, molhou numa água gelada e começou a bater nas nossas costas!!! 
Doído! Soltei um “aiii” logo de cara e aí tive um ataque de riso né. A Ieva me disse para não rir mas começou a rir também. 
Olha a situação: eu numa sauna espremida com a Ieva enquanto apanho com um chumaço de plantas! Ou eu chorava ou ria. A tal da sauna doeu um pouco, porém me senti muito relaxada depois. Queria ter tirado foto, mas mas minha vergonha de pedir pro senhor não permitiu.

Além de Riga eu conheci outras duas cidades. Uma se chama Bauska (onde moram uns tios da Ieva, os pais da Lelda e do Valdo) e nós fomos para passar uma noite. Eles me levaram nesses castelos:







Dizem que esse é mal assombrado…mas eu achei ele bem bonito.

Bem, de acordo com o planejado eu deveria partir dia 30 de dezembro e ir para Barcelona onde eu passaria o ano novo com uma galera de brasileiros. 
No entanto, devido  à imprevistos do destino, acabei perdendo meu vôo e ficando na Letônia rsss … E no final nas contas, eu continuo acreditando que tudo nessa vida acontece por uma razão.

Passei então em Riga com os amigos e os primo da Ieva. A gente decidiu comemorar 4 vezes…. Quando fosse meia noite lá, quando fosse meia noite na França, meia noite em Londres e é claro meia noite no Brasil =) 
O do Brasil foi o mais causante pois lá já eram 4hs da manhã então vocês podem imaginar nosso estadinho. Tenho esse video da virada de lá…. Não me perguntem por que diabos a Ieva começou a cantar na hora da virada a música que fala “feliz navidad”, ou seja. "Feliz natal" em espanhol… rsss mas confesso que foi a primeira vez que alguém cantou feliz natal no reveillon…. Tava só um pouco atrasada, pouquinho…. Ano novo divertido.... 





Depois conversei com os brasileiros que estavam em Barcelona e todos eles foram assaltados na noite do ano novo na balada, teve gente que ficou até sem o passaporte, visto… todos cartões, telefones….enfim …ufaaa


Agora chega de escrever né? parabéns pra quem conseguiu chegar até o final do post que esse foi dos grandes ... rsss


Depois conto como tive que voltar da Letônia, foi praticamente um parto pra chegar em Paris. Tenho fotos =)


Bom, para quem tiver a oportunidade recomendo que visitem esse país. As pessoas são divertidas, acolhedoras, as baladas são boas e as cidades são uma graça. Além disso, tem uma sauna que é... hahah sei lá!  Quem vier pra Europa no verão, eles não paravam de falar de um festival que se chama "Positivus" http://www.positivusfestival.com/lt ... 


uz drīzu tikšanos!


bjos no coração s2 Es tevi mīlu!












quinta-feira, 5 de janeiro de 2012

Bergamo - Itália


Ciao!!!! (é "Oi" e "tchau" em italiano e se pronuncia que nem o nosso tchau mesmo =)

Hoje vou contar sobre a cidadezinha que eu conheci no norte da Itália chamada Bergamo.




Ela fica há 1 hora de Milão. Eu peguei um ônibus na Stazione Centrale que me deixou no aeroporto Orio al Serio em Bergamo, e de lá, é só pegar um ônibus que demora 15 minutos até o ponto mais turístico da cidade que se chama Città Alta.

Para muitos, a cidade de Bergamo é apenas uma paisagem que você avista da estrada a caminho do aeroporto.  Por isso, quase não têm turistas na cidade.  Mas acho que todos que resolvem entrar ficam fascinados com a arquitetura dos muros, casas, vielas, igrejas… Bergamo se divide em Città Bassa (Cidade Baixa) e Città Alta (Cidade Alta). É na parte baixa da cidade que se concentram as atividades comerciais, industriais e burocráticas. E da parte alta, que fica na colina ao fundo da cidade podemos admirar uma bela vista da Cidade Baixa e Alta e dos Alpes bergamascos que circundam o território.



Assim que desci do ônibus fiquei encantada com a beleza da cidadezinha. Ela têm até hoje a estrutura que tinha na idade média. Você se sente voltando no tempo ao caminhar pelas pequenas ruas de pedra. 

Eu fiquei por umas 6 horas andando pela cidade me perdendo nas vielas e é claro quando via um café charmoso ou um restaurante que chamava atenção tinha que entrar e laricar alguma coisa.













Nossa eu passei na frente de uma pizzaria que tinha umas pizzas gigantes, e maravihosas na vitrine e eu fiquei babando que nem cachorro olhando pra frango de padaria. Comi a melhor pizza da vida.

Aliás se eu morasse na Itália eu acho que viraria uma polpetta!!!




Além disso, devo comentar que os italianos são muito educados e gentis principalmente com brasileiros, por sinal aqui na Europa em geral as pessoas gostam de nós =)
Bem tirei essas fotos na cidadezinha e também fiz esses videos. Um deles sou eu me perdendo nas ruazinhas e o  outro foi um castelo que eu achei.









Depois de Bergamo fui pra Letônia com a minha flatmate…. Fiquei 13 dias lá! E por incrível que pareça dos lugares que eu conheci, lá foi o que teve mais semelhanças com o Brasil.
Amanhã faço o post sobre lá =)

Bjosss no coração de todos s2

quarta-feira, 4 de janeiro de 2012

Milão - ITáLIA



Ciao!!!

Gentemmmm que saudades!!!!!! =) 

Finalmente voltei pra Paris! Depois de 18 dias viajando. Quando escrevi esse post estava num ônibus na Polônia, rsss tudo isso por que aconteceram alguns imprevistos na minha viagem que eu vou contar pra vocês nesses dias.

Bom vamos lá, primeiramente gostaria de me desculpar por ser tão relapsa com o meu blog e só escrever quando faço viagens e quando estou com muito tempo livre. Fico muito ocupada quando estou de férias rsss =) Diversão ocupa tempo tbm =)

 Além disso, ao mesmo tempo que eu gosto de escrever aqui, eu tenho preguiça, e eu prefiro muito mais fotografar e fazer videos do que escrever sempre. Não sou muito boa em ficar divagando sobre sentimentos e etc…. gosto de escrever sobre coisas que eu fiz, vi, ação!

E para começar, vou contar sobre a primeira parte da minha temporada de viagens de fim de ano.
Saí dia 16/12 de Paris e peguei um vôo para Milão. Fui com uma amiga colombiana que também estuda em Paris chamada Ana.

De todos os aeroportos de Milão, que são 3, é possível pegar um ônibus que te deixa na Stazione Centrale.  Como a cidade não é tão grande (pelo menos para mim que estou acostumada com São Paulo) acho que dá para fazer muitas coisas a pé, senão, têm o metro que te leva pros pontos principais.
Deixamos as coisas no hotel e já saímos para conhecer a cidade. Fomos para a famosa Piazza Del Duomo, partindo da Stazione Centrale é só pegar o MM3 amarelo. 

Fiquei impressionada assim que pus meus olhos na Catedral Duomo! Que igreja linda! Ela é a terceira maior do mundo, e quando você chega perto não consegue parar de olhar pra cima por que tem mais de 3.400 estátuas, e eu queria reparar em todas.

foto roubada pq o dia não tava tão bonito =/



 Já tava ficando vesga de tanto olhar as estátuas e também congelada pelo frio de 0ºC, então resolvemos entrar na Duomo. Por dentro, eu não gosto muito do estilo gótico, acho muito escuro e sombrio e não podia tirar foto lá dentro. Claro que sempre tem um monte de desobedientes que tiram (os japoneses), mas eu resolvi me comportar. 







Do lado de fora da igreja, na praça, é onde as pombas dominam! Tem muita, muita, muita pomba! E eu tenho medo de pomba! Fiquei aterrorizada, e pra piorar ainda vem uns meninos te oferecerem milho pra juntar as pombas em cima de você! Tem uma galera que tira foto com pomba na mão, pomba na cabeça! Ecath!!!!!

Também na Piazza Del Duomo você se depara com a belíssima Galeria Vittorio Emanule II, uma moderna estrutura de vidro que é a galeria mais chique de Milão. Vale a pena entrar, das umas voltas e se você quiser sentir seu bolso doendo, tomar um café numa das charmosas cafeterias. 




essa sou eu fugindo das pombas:








Bom, depois de algumas horas caminhando por alí, resolvemos ir comer e se preparar para ir pra balada.  Milão está cheia de ótimos restaurantes, e como a cozinha italiana é boa né!? Sou fã!

Balada: a única coisa de MUITO legal para fazer em Milão, fora isso, sinceramente eu me cansei de lá rapidamente.

Problema: a galera não pára de escutar em Milão aquela música brasileira “Ai se eu te pego…..” sabem??

Ai é o óóóó! Eu queria morrer, por que pra todo italiano que eu falava que era brasileira eles começavam: “delicia, delicia…assim você me mata… ai se eu te pego…” …HELLOOOOO não é legal falar isso pra alguém que você não conhece hahah mas eles não sabem o que significa então estão perdoados.

Fui numa balada chamada Loolapaloza num dia e em outra chamada Hollywood no outro. Elas ficam aonde fica o agito da noite milanesa.

Celebridades, jogadores de futebol, modelos internacionais, italianos anônimos e turistas, todos se concentram nos arredores da Corso Como. 
A galera é bem bonita e muito arrumada, e eles selecionam quem entra ou não.  Aqui na Europa é normal ter o “face control”, eu vi em várias cidades. 
Portanto, se alguém for, aconselho que vá bem vestido. Gostei mais da Hollywood por que as pessoas são lindas e me convidaram pra ficar na áre VIP for free, e quem não gosta de ficar no meio de um monte de modelos bonitões? Hahaha
Além disso, quando eu digo que brasileiro é que nem virus e tem em todo lugar, acreditem em mim! O gerente da balada mais pop de Milão é brasileiro, o que pode facilitar muito a vida!



Fora isso, não têm muito mais o que fazer em Milão mas se você tiver muita grana: vá as compras. 
No segundo dia, fui passear no quarteirão que dita a moda no mundo : o Quadrilátero de Ouro, ele fica entre as Vias MonteNapoleone, della Spiga, Manzoni e Corso Venezia. 
É praticamente uma orgia de grifes famosas a preços estratosféricos. Dolce Gabanna, Armani, Chanel, Versace, Fendi, La Perla, Dior…. Enfim tudo que você imaginar em matéria de luxo puro está aqui.

As ruas são um verdadeiro desfile de moda, as pessoas são chiquérrimas. Eu adoro tirar foto de gente nas ruas, mas lá não consegui tirar muitas por que começam a achar que você é paparazzi se está fotografando as pessoas. Haha

Fui também no Castello Sforzesco, que fica bem no meio da cidade. Adorei caminhar no parque em volta do castelo. Do lado de dentro tem um museu que eu não tava afim de conferir por que já tinha decidido ir em outro museu a noite.

























Conheci tbm outras áreas turísticas de Milão, como a região de Navigli, a Corso Garibaldi, e a Via Brera e no terceiro dia já acabou o que fazer e eu tava entediada. Só que eu ia ficar 5 dias lá antes de pegar meu vôo que ia direto pra Letônia!

A Ana resolveu ir pra Verona, não dava pra eu ir junto por causa do meu vôo. Na noite que estava sozinha, fui de novo no Castelo, bonito também a noite e depois fui passear na Via Brera por que têm um monte de barzinhos. Vi um bar chamado Jamaica,  resolvi entrar e sentar no balcão. Quem está sozinho tem que ser cara de pau e desencanado senão não faz nada. Pedi uma cerveja e a italiana dona do bar puxou assunto.

A família inteira trabalhava lá, ela me apresentou pra todo mundo. Que família mais divertida! Se eu tivesse descoberto esse lugar antes, Milão teria sido mais especial! 
Por que uma cidade pode ser linda e tudo mais, só que os lugares quando você não conhece ninguém não têm graça, e o melhor dos lugares são as pessoas que moram nele, claro pois são elas que ajudam a construir a identidade de lá. 
Conheci também uma galera que estava sentada no balcão e depois de algumas cervejas resolvi voltar antes que o metro fechasse.

Parenteses nada a ver :  (Quando vocês falam italiano vocês também sentem vontade de fazer assim com a mão: Tipo Nair Bello.??  Eu sinto essa vontade irresistivel. Rsss)


No dia seguinte estava decidida que iria pra outra cidade pois não tinha mesmo mais o que fazer. Peguei o onibus e fui pra Bergamo. Ameiiiii Bergamo, mas vou contar no post de amanhã. É uma cidade medieval, muito fofa e não tem muitos turistas. Eu até invadi um castelo que estava sozinho abandonado. Fiz um video pra vocês verem =)


Deixo vocês com outra música que não parava de tocar na Itália, melhor que "ai se eu te pego" ... é pra vocês escutarem um pouco de italiano e fazerem assim com a mãozinha que nem eu =) 






Então até amanhã ! Baccio bellos! Saudades de todos !!!!